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sábado, março 13, 2004

Uma Campainha De Vento No Inverno

Uzak – Longínquo, de Nuri Bilge Ceylan

Este filme de um realizador turco, Nuri Bilge Ceylan, oferece-nos uma Istambul gélida, coberta pela neve, um rio pesaroso, as águas batidas nos paredões, espaços desertos com o lixo trazido pelo vento, atmosferas melancólicas onde a tristeza é no entanto vulgar encontrando-se nas mais ínfimas coisas, e nos faz sentir observadores do vazio, enquanto a cidade e os seus habitantes permanecem sós. Mahmut, fotógrafo na meia idade abandonado pelo desejo e pela vida caminha inexoravelmente para a solidão, deambulando solitário por bares, impotente perante as fugas afectivas e o soçobrar da memória, a perda de referências e um autismo crescente entre ele e o mundo. Mahmut troca TarkovskY pela pornografia, a arte pelo vazio interior, pelo não afecto. Condenado a fotografar azulejos para o catálogo de uma fábrica é confrontado com a crescente perca de referências e estagnação interior, intelectual, artística e afectiva. O declínio adivinhado de Mahmut contrasta com a inocência e sopro de vida que ainda se vislumbra em Yusuf, primo de Mahmut, que despedido da fábrica onde trabalhava decide vir a Istambul com o sonho de se tornar marinheiro, ganhar dinheiro e descobrir o mundo, acabando por se instalar na casa de Mahmut, invadindo-lhe o espaço e perturbando os seus rituais de solitário. Mas, rapidamente Yusuf descobrirá o lado impossível do sonho e pressente o medo, a incoerência de um mundo sem afecto e sem referências, nas suas deambulações erráticas por uma Istambul desolada e agreste. Yusuf, inadaptado e incapaz de penetrar no mundo fechado de Mahmut, parte finalmente, deixando Mahmut entregue à sua solidão, numa casa com vista para uma Istambul rude e cinzenta, entre a memória de Tarkosvky, o passado e um quotidiano anódino, embalada por um campainha de vento, à varanda, como uma voz que se pudesse interpor entre o vazio e a melancolia, o vulgar de um quotidiano perdido em si mesmo e o desespero.


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